CAMINHADA DAS VITORIOSAS 2016

A cor rosa tomou conta do Parque Moinhos de Vento, em Porto Alegre no dia 23 de outubro. Onde milhares de pessoas entre pacientes em tratamento contra o câncer de mama, familiares e comunidades em geral se concentraram no local para Caminhada das Vitoriosas, ação alusiva ao Outubro Rosa promovida pelo IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul, foi realizada simultaneamente em diversas capitais do país. Com guarda-chuvas, balões e camisetas na cor da campanha, os participantes foram às ruas para pedir acesso a diagnóstico e tratamentos ágeis e adequados para o combate à doença.

Enquanto seguiam o percurso da caminhada, o clima entre os participantes era de alegria, e essa é a mensagem que as mulheres que lutam ou que já venceram a doença buscam transmitir para quem passa pela mesma situação. ” Estou em tratamento, me sinto muito bem e acho que a atitude é essa, a gente descobre, passa pelo pânico e depois vemos que podemos ser vitoriosas. Não se pode deixar derrotar pelo câncer. É uma doença difícil, mas alegria e a vontade de viver me fizeram ter forças para lutar”, afirma Denísia Santana, de 47 anos, que está em tratamento contra o câncer de mama.

O movimento é também uma maneira de chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e o auto exame das mamas. Vale lembrar que o câncer quando diagnosticado cedo, quando o tumor ainda tem menos de dois centímetros, apresenta 95% de chance de cura.
Muitas mulheres que venceram o câncer de mama costumam participar da caminhada, por isso é também uma celebração da vida. ” A gente mostra que as mulheres que estão ali vestidas com a camiseta rosa, passaram pelo câncer e estão vivas. Isso desmistifica muito para a comunidade em geral, esse problema do câncer de mama”, explica Maira Caleffi, médica mastologista e presidente voluntária do IMAMA.
A cada edição da Caminhada das Vitoriosas também são lançadas a venda das camisetas alusivas ao evento. No ano de 2016 foi a vez da Maré Alta fazer parte desse incrível movimento. Ps valores arrecadados são revertidos ao IMAMA, para que o mesmo possa continuar dando segmento aos seus projetos sociais.